Ely Guerra (nascida Elizabeth Guerra Vázquez, 13 fevereiro de 1972) é uma cantora e compositora mexicana que nasceu em Monterrey, Nuevo Leon, México. A filha de Alberto Guerra (treinador do chivas de Guadalajara) e Vázquez Gloria, Ely viveu os primeiros anos de sua vida em Monterrey, onde ela nasceu, antes de se mudar para San Luis Potosí e em Guadalajara, devido ao trabalho de seu pai. Foi em Guadalajara, onde descobriram a paixão pela música.
Na idade de quinze anos, a jovem Ely Guerra decidiu seguir seus sonhos e buscar oportunidades na Cidade do México. Foi lá que ela recebeu um contrato com a BMG. Dois anos depois, ela lançou seu primeiro álbum auto-intitulado Ely Guerra e fez sua estréia profissional como cantora em 1992. No entanto, o álbum não foi muito bem sucedido.
Ely Guerra depois deixou a BMG e assinou um contrato com outra gravadora. Com a EMI, ela lançou "Pa 'Morirse de Amor" em 1997, juntamente com os singles "Peligro" e "Angel de Fuego" e "Lotofire", em 1999, que foi editado nos Estados Unidos pela Higher Octave.
Ela também lançou o LP "4" na Argentina e no Chile, que continha uma compilação dos álbuns "Morirse Pa 'de Amor" e "Lotofire", bem como a sua produção intitulada "Sweet & Sour, y Hot Spicy" lançado em 2004.
Ao longo de sua carreira de sucesso, Ely Guerra tem colaborado com artistas como Sussie 4, Control Machete, José Fors, Fratta, La Ley e Quem, tendo também participado nas bandas sonoras para os filmes Amores Perros, de la Calle, e vacas vaqueras.Além disso, a foto dela ao lado de Julieta Venegas apareceu na capa da revista Time, introduzindo-as como as artistas mais promissores na cena do rock mexicano.
Em 18 de outubro de 2007, Ely cantou junto com os 30 Seconds to Mars no MTV Music Awards Latin America 2007, no México, a música "From Yesterday".
Nenhum comentário:
Postar um comentário