O preço pode dar a seu marido um ataque cardíaco, mas não se preocupe, ele também vem na cor preta.
Está ai um anúncio que me deixou intrigado, por causar uma situação irresoluta explorando um estereotipo duplo: o da mulher subjugada, fútil e perdulária, e do homem, néscio o suficiente para custear. Junte isto a uma dose de humor negro (uma expressão que não gosto de usar pois me soa pejorativa a etnia, mas agora não vem ao caso), continuado: o marido pode morrer devido um ataque cardíaco ao receber a conta, mas não há motivo para se preocupar pois o vestido também é vendido na cor preta.
Alem de subordinada, frívola e dissipadora, o anúncio insinua que a mulher é destituída sentimentos e preocupa-se apenas com as aparências: apesar de não ser afetada pela morte do marido, ela não deixará de se vestir de acordo com as circunstâncias.
Sobre este estereótipo feminino, o procedimento dos homens é quase sempre dúbio: encorajam-no, enquanto simultaneamente criticam as mulheres resignadas. As mulheres sempre foram estimuladas a não desprezar as aparências, e dedicarem-se a futilidades deixando assuntos mais sérios para os homens.
Portanto, sem dissociar deste contexto, fica perceptível que o anúncio expressa visualmente conceitos comuns da “nossa” cultura reforçando e tornando-os mais poderosos, o que ao meu ver é completamente censurável.
Anubis
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